Por que alguns códigos e scripts não funcionam em meu blog?

Compartilhar:
Olá pessoal, estou aqui para responder uma pergunta muito falada pelos blogueiros inciantes ou até mesmo os experientes. Por que alguns códigos e/ou alguns scripts não funcionam eu meu blog? É uma pergunta difícil de se responder, mas com algumas dicas e explicações poderemos ter uma resposta para esta pergunta.
Primeiramente, vamos ver como ocorre o carregamento dos scripts. Vamos lá?!

Como funciona o carregamento dos scripts?

Quando abrimos determinado blog, o navegador inicia a abertura de tudo o que estiver contido na tag <head>. Se você colocar a chamada dos scripts dentro desta tag, o navegador vai buscar cada endereço de cada um dos javascripts que estiverem ali e irá carrega-los antes de carregar os estilos da sua página (o CSS), tornando a página lenta e as vezes até inacessível, pois a cada atualização ou a cada mudança de página, ele irá carregar tudo novamente. Por este motivo, devemos sempre colocar os arquivos javascripts entre as tags </b:skin> e </head>, por isso ensinamos e orientamos nos tutoriais, que instale o script sempre antes da tag </head>.

No entanto, alguns códigos que usamos, podem ter sua "chamada" instalada dentro da tag <head>, antes de <body>. E para estes casos, é possível juntar vários scripts em um único arquivo, o que reduz bastante o tempo de carga. Agora, vamos as outras partes importantes.

Por que alguns scripts/códigos não funcionam no meu blog?

Escrever os códigos no próprio template em alguns casos pode ajudar, mas nem sempre! Ajudam se os códigos não forem muito longos. Para códigos longos demais, é preferível hospedar o arquivo em sites externos.

Scripts, JQuery, Ajax, MooTools e Prototype

JQuery e Ajax: Apesar da JQuery possuir um bom suporte para Ajax, algumas vezes pode ocorrer conflito entre si. Usar os 2 (dois) scripts no mesmo template, pode ocorrer conflito, e um deles, ou ambos, deixa de funcionar.
Jquery, Prototype e MooToolsPrototype, JQuery e MooTools sempre entram em conflito quando utilizados ao mesmo tempo.
Scriptaculous ou Prototype: Quando usados juntamente com o JQuery, no mesmo template, entram em conflito.

O conflito ocorre porque suas respectivas bibliotecas utilizam sintaxes semelhantes. Existe uma pequena solução para evitar conflitos entre o JQuery e Prototype, mas para usá-la, requer um conhecimento maior em javascript, e é um assunto bem complicado para ensinar assim.

Versões do JQuery: Muitas vezes utilizamos vários gadgets que funcionam a base do JQuery, mas em alguns casos, para o funcionamento deles, cada um requer uma versão diferente do JQuery.

Exemplificando: Para instalar um Menu em abas, requer as versões JQuery 1.3.1 e o JQuery versão 1.5.3 instalados. Já o efeito de Imagens Deslizantes com JQuery, requer a versão JQuery 1.4.1 instalada.
Ambos utilizam JQuery, porém em versões diferentes, e isso pode acarretar conflitos, caso todas as versões utilizarem sintaxe semelhantes. Por este motivo, nem sempre dá certo instalar vários Gadgets ou Hacks, mesmo que todos utilizem JQuery.

Blogs que possuem domínio personalizado

Nem sempre blogs com o domínio blogspot são os que acarretam os conflitos e erros. Inúmeras vezes, blogs que possuem um domínio personalizado acarretam os conflitos e erros. Veja os "porquês".

Arquivos no formato .js hospedados no Google Sites NÃO funcionam.
As vezes arquivos colados na integra dentro do próprio template não funciona.
Se você possui domínio personalizado e inseriu um javascript dentro do seu próprio blog (colou o código na íntegra) e mesmo assim ele não funcionou, a solução é hospedar os arquivos javascripts em sites externos, como o Dropbox, ou o Webs.

Caso você tenha instalado um gadget cujo script está hospedado no Google Sites, faça download do arquivo javascript e hospede em outro site.

Estes são os principais motivos que ao instalar um gadget ou Hack que funcione a base de arquivos em javascripts, no seu blog, o mesmo não funcionou. Portanto aconselho que você faça uma análise minuciosa nos scripts do seu template, se verificar que você possui muitos scripts, faça uma avaliação de quais realmente são mais necessários.

Lembrando que, a funcionalidade de script varia de acordo com o template. Templates que possuem muitos scripts, acabam gerando "conflitos" entre si, por isso alguns arquivos javascript dão erro para alguns, mas funcionam perfeitamente para outros.

Caso você instale um gadget e verifique que ele não funciona no seu blog, siga o conselho do "titio" aqui e analise melhor os scripts que você tem instalado e veja se há algum que conflite entre si, e escolha qual é mais necessário no seu blog!

Com informações: Mundo Blogger - Por que alguns scripts não funcionam em meu blog.
Observação: O "titio" foi "invenção da Vanessa, autora do Mundo Blogger. Eu apenas alterei para o masculino e estou aceitando o "titio" como mais dos apelidos que ganho por aí.

Até a próxima, abraços!
► Postagens Relacionadas:

11 Comentários

Henrique Borges Vianna disse...

Eu sou novato em criação de blogs e gostaria de saber como faço pra inserir esses 2 gadgets:

1º like flutuante
2º slides

---------------
Os códigos que estou usando não funcionam juntos. o slide funciona e o like flutuante para, para o like flutuante funcionar tenho que remover o código do slide em cima do /head, Queria que os dois funcionassem, tem algum jeito disso ocorrer? Aguardo contato, grato desde já.
---------------

28 de maio de 2012 às 16:48
João Almeida disse...

Desculpe, o DISQUS corta alguns códigos e não deu para entender, por favor, entre em contato pelo e-mail: contato.categoriablogger@gmail.com

28 de maio de 2012 às 16:48
showyourhate disse...

Cara, tem como voce responde o que pode ser feito quando os codigos de like flutuante e slides estão em conflitos?
Vlw!

15 de setembro de 2012 às 18:49
João Almeida disse...

Isso já aconteceu comigo. O Código que faz o botão curtir flutuar é um JQuery, e naturalmente, o slides funcionam com o JQuery.

15 de setembro de 2012 às 21:47
showyourhate disse...

Eu já tenho dois códigos JQuery, e estou tentando colocar o like box flutuante e está dando conflito de bibliotecas, voce tem ideia de como resolver isso? Flw
Abraços.

16 de setembro de 2012 às 06:25
João Almeida disse...

O ÚNICO modo de se resolver isso é desinstalando um dos dois. Não é só eu que irei dizer isso, mas todos os blogueiros especialistas.

16 de setembro de 2012 às 14:29
showyourhate disse...

Obrigado, mas eu consegui resolver localizando um código que dividia as bibliotecas, muito obrigado pela sua ESPECIALIDADE!

8 de janeiro de 2013 às 22:44
João Almeida disse...

De nada. Sempre que precisar, teremos artigos úteis. Volte sempre.

8 de janeiro de 2013 às 22:45
Patrick Nunes disse...

Olá, estou com o mesmo problema que o seu, poderia me ajudar?

2 de setembro de 2013 às 00:09
showyourhate disse...

sim, me mande um email showyourhate@live.com

27 de setembro de 2013 às 01:54
Bruno Bezerra disse...

João, meu caso é o contrário, no template que baixei, não vieram algumas tags, aí tenho que entrar em contato com o Webmaster do template para ficar ''fuçando'' a localização das tags, rsrs...!, Abraços!.

19 de janeiro de 2014 às 17:33

Postar um comentário