Facebook - A maior rede social do mundo!

Compartilhar:
O Facebook está sendo a rede social mais utilizada no mundo, ganhando cerca de 100 bilhões de dólares por ano e tendo mais 856 milhões de usuários ao redor do mundo. Para os assinantes da revista Veja, ela publicou na adição deste mês sobre o Facebook e seu crescimento surpreendente! Isso me chamou atenção e resolvi compartilhar algumas informações sobre ele nesta postagem.

Mark Zuckerberg, criador e uns dos fundadores do Facebook, ganha mais de 10 milhões de dólares a cada ano e parte das ações recebidas do Facebook dividindo-as com os outros fundadores e funcionários. Um dos fatores mais curiosos é que, Eduardo Saverin, co-fundador do Facebook é brasileiro. Acompanhe a seguir, estatísticas do Facebook, seus fundadores e a história de criação do Facebook - a rede social mais utilizada do mundo!

Quem é Mark Zuckerberg?

Mark Elliot Zuckerberg (White Plains, 14 de maio de 1984) é um programador, empresário e filantropo norte-americano, que ficou conhecido mundialmente por ser um dos fundadores do Facebook, a maior rede social do mundo. 

Zuckerberg fundou o Facebook em 2004, junto com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, quando eram estudantes da Universidade Harvard. No ano de 2010, Zuckerberg foi nomeado pela revista Time como a Pessoa do Ano.
Em março de 2011, a revista Forbes colocou Zuckerberg na 36ª posição da lista das pessoas mais ricas do mundo, com uma fortuna estimada em 17.5 bilhões de dólares.

Mark Zuckerberg. Fonte da imagem: (Reprodução/Google Images)
Zuckerberg começou a usar computadores e a escrever softwares ainda criança no ensino médio. Seu pai lhe ensinou Atari Programação Básica em 1990 e, posteriormente, contratou o desenvolvedor de software David Newman para lhe dar aulas particulares. Newman não hesitava em chamá-lo de "prodígio", acrescentando que era "duro para ficar à frente dele." 

Zuckerberg também fez um curso de pós-graduação no assunto no Mercy College perto de sua casa enquanto ele ainda estava no colégio. Ele gostava de criar programas de computador, especialmente as ferramentas de comunicação e jogos. Em um desses programas que criou, surgiu o “ZuckNet”, a qual permitia que todos os computadores entre a casa e o consultório odontológico do seu pai pudessem se comunicar usando o ping para o outro.

O Facebook

Mark Zuckerberg fundou, juntamente com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverin e Chris Hughes, o "The Facebook" em fevereiro de 2004, enquanto frequentava a Universidade de Harvard, com o apoio de Andrew McCollum e Eduardo Saverin. Até o final do mês, mais da metade dos estudantes não-graduados em Harvard foi registrada no serviço. Naquela época, Zuckerberg se juntou a Dustin Moskovitz e Chris Hughes para a promoção do site e o Facebook foi expandido à Universidade de Stanford, à Universidade Columbia e à Universidade Yale.

Logotipo do Facebook. Fonte da imagem: (Reprodução/Google Images)
Esta expansão continuou em abril de 2004 com o restante das Ivy League, entre outras escolas. No final do ano letivo, Mark e Dustin se mudaram para Palo Alto, Califórnia, com Andrew que havia conseguido um estágio de verão na Electronic Arts. Eles alugaram uma casa perto da Universidade de Stanford, onde se juntaram a Adam D'Angelo e Sean Parker. Andrew McCollum decidiu deixar a EA para ajudar em tempo integral no desenvolvimento do Facebook e do site "irmão" Wirehog. 

Em setembro, Divya Narendra, Cameron Winklevoss e Tyler Winklevoss, proprietários do site HarvardConnection, posteriormente chamado ConnectU, entraram com uma ação judicial contra o Facebook alegando que Mark Zuckerberg teria utilizado código fonte ilegalmente do HarvardConnection, do qual ele tinha acesso. A ação não procedeu. Também nessa altura, o Facebook recebeu aproximadamente $500,000 do co-fundador do PayPal Peter Thiel, como um angel investor. Em dezembro a base de usuários ultrapassou 1 milhão.

Estatísticas do Facebook




Estatísticas do Facebook em agosto de 2011
Usuários ativosMais de 750 milhões
Média de amigos por usuário135 pessoas
Média de uso por mês750 minutos por usuário
BuscasMais de 900 milhões por mês
Maiores países Estados Unidos
 Reino Unido
 Índia
 Brasil
 Turquia
 França
 Itália
 Canadá
 Filipinas
 Espanha
 México
180 milhões de usuários ativosque acessam o facebook de dispositivos movéis
50 milhões de conteúdos compartilhadosWeb links, fotos, posts, notas

Para quem está por fora...

Para quem está por fora do que o Facebook é capaz e acha que ele não é de grande porte, veja alguns dos recursos que o Facebook pode oferecer. Veja a seguir algumas coisas de que o Facebook é capaz de fazer e trazer conforto ara você.

Mural
Clique na imagem para ampliar
O Mural é um espaço na página de perfil do usuário que permite aos amigos postar mensagens para ele ver. Ele é visível para qualquer pessoa com permissão para ver o perfil completo, e posts diferentes no mural aparecem separados no "Feed de Notícias". Muitos usuários usam os murais de seus amigos para deixar avisos e recados temporários. Mensagens privadas são salvas em "Mensagens", que são enviadas à caixa de entrada do usuário e são visíveis apenas ao remetente e ao destinatário, bem como num e-mail. Em julho de 2007 o Facebook, que só permitia posts de textos, passou a permitir postagem de anexos no mural.

Presentes
Em fevereiro de 2007 o Facebook adicionou um novo recurso de Presentes ("Gifts") em seu site. Amigos podem dar Presentes — pequenas imagens desenhadas por Susan Kare, ilustradora que desenha os ícones da Apple — a outros escolhendo um da Loja de presentes virtuais do Facebook e adicionando uma mensagem.Os ´´Presentes`` dados aparecem no mural de outros usuários com a mensagem enviada, a menos que o doador queira dar o presente´' privadamente, nesse caso o nome do doador e a mensagem não são exibidos aos outros usuários. Além disso, todas os presentes, incluindo os privadas, são exibidas em uma caixa no perfil chamada "Caixa de presentes(Gift box)", junto do nome do doador ou da palavra "Privado" para presentes privados.

Assim que se registram no site, os usuários do Facebook ganham uma Presente gratuito para dar a quem quiser. Cada presente adicional pode ser comprado na Loja de presentes virtuais do Facebook por 1 dólar. A primeira seleção de presentes disponíveis teve como tema o dia dos namorados e 50% da receita líquida recebida em fevereiro de 2007 foi doada à instituição de caridade Susan G. Komen for the Cure. Após fevereiro, a doação deixou de ser feita.

Com a chegada das "Aplicações", surgiu uma nova forma de presentear com os presentes sem a necessidade de se pagar 1 dólar, porém, as da aplicação "Presentes gratuítos", criadas por Zachary Allia, não são semelhantes às oficiais, além de serem exibidas de maneira diferente.

Marketplace
Em maio de 2007, o Facebook introduziu o "Facebook Marketplace", permitindo aos usuários publicar classificados gratuitamente dentro das seguintes categorias: For Sale (à venda), Housing (imoveis), Jobs (emprego) e Other (outros); e podem ser postados em diferentes formatos.

Cutucar / Toque
O Facebook adicionou um recurso chamado "Cutucar" (Brasil) ou "Toque" (Portugal) (em inglês Poke) para que os usuários enviem "cutucadas" uns aos outros. Segundo o FAQ do Facebook, uma cutucada é "uma forma de você interagir com seus amigos no Facebook. Quando criamos o cutucar, nós achamos que seria legal ter um recurso sem qualquer finalidade específica. 


As pessoas interpretam a cutucada em muitas maneiras diferentes, e nós encorajamos que você venha com seu próprio significado". A princípio, ele se destina a servir como uma forma de atrair a atenção de outro usuário. No entanto, muitos usuários utilizam-o como uma forma de dizer "Olá",e alguns como uma "investida sexual". Há muitas aplicações, tais como "X Me" e "SuperPoke!", que permitem ao usuário enviar qualquer ação no lugar da palavra "poke".

Status

O recurso "Status" permite aos usuários informar a seus amigos e a membros de sua comunidade coisas que acha intereressante, como vídeos, fotos e links. Atualizações de Status estão disponíveis na sessão "Recently updated" (Atualizações recentes) de toda sua lista de amigos.

Eventos
Os "Eventos" são uma maneira para que os membros informem seus amigos sobre os próximos eventos em sua comunidade, para organizar encontros sociais ou simplesmente para dizer o que está sentindo no momento.

Aplicativos
Em 24 de maio de 2007, o Facebook lança o "Facebook Plataform", na qual prevê o framework para desenvolvedores criarem aplicações que interajam com os recursos internos do Facebook. Até jogos como xadrez e scrabble estão disponíveis. 


Em 5 de dezembro de 2007, mais de 10 000 aplicações já estavam disponíveis. Em 4 de julho de 2007 surge a Altura, primeira empresa do mundo de capital de risco voltada ao Facebook. Em 29 de agosto de 2007, o Facebook alterou a forma com que a popularidade das aplicações são medidas a fim de dar mais atenção às aplicações mais envolventes, seguindo críticas de que um ranking de aplicações apenas por número de usuários gerava vantagem para as absolutamente virais.

Facebook Video
Enquanto o Facebook lançava sua plataforma, ele também lançou uma aplicação onde se pode partilhar vídeos dentro do Facebook. Os usuários podem adicionar vídeos por meio de um arquivo do computador, adicionando diretamente do telefone celular através do "Facebook Móvel" ou utilizando um recurso de gravação direta de uma webcam. Além disso, pode-se "taggear" seus amigos nos vídeos. Este recurso surgiu devido à concorrência com o MySpace

No entanto, o Facebook Video não permite compartilhar vídeos fora do Facebook nem baixar ou exportar os vídeos enviados. Para suprir a necessidade de baixar os vídeos, um texto para Greasemonkey publicado no Userscripts.com, cumpre esta função.

Facebook Móvel Grátis

Clique na imagem para ampliar
Em 2010, o Facebook juntamente com a operadora de celular TIM do Brasil, lançaram o serviço de acesso grátis ao site 0.facebook.com através do próprio aparelho celular. Apesar do serviço ser grátis para todos os planos como Pré e Pós-pago, o serviço causou muitos transtornos por estar fazendo cobranças indevidas aos usuários Pré-pagos.

Referências

Origens de algumas informações: Wikipedia, the free encyclopedia.
Origens de outras informações: VEJA.com.
Mais outras informações: About the Facebook.

Agora que você já conhece mais um pouquinho sobre o Facebook, com certeza você vai querer criar uma conta na maior rede social do mundo, não é? Bom pessoal, é só isso e abraços!
► Postagens Relacionadas:

2 Comentários

Bruno Bezerra disse...

Parabéns para a maior rede social do planeta!, O Facebppk tem várias ferramentas que nos proporcionam interatividade e entretenimento em um só espaço, não é à toa que ultrapassou o Orkut facilmente!.

15 de janeiro de 2014 às 17:05
Bruno Bezerra disse...

Parabéns para a maior rede social do planeta!, O Facebook tem várias
ferramentas que nos proporcionam interatividade e entretenimento em um
só espaço, não é à toa que ultrapassou o Orkut facilmente!.

15 de janeiro de 2014 às 17:05

Postar um comentário